g2h

level

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Acessibilidade na arquitetura

Acessibilidade no urbanismo é o ato de permitir em suas criações desde o projeto a qualquer pessoa com Deficiência participe de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Rampa da acesso ao Clube dos Diários foto:Ubiracy Sabóia
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.No Piauí,Teresina já é possível ver esta realidade em alguns locais onde o projeto arquitetônico levou em conta as normas de técnicas de acessibilidade. Um exemplo é o Complexo Cultural Clube dos Diários/Teatro 4 de Setembro, que no seu projeto arquitônico foi observado e contemplado com a estrutura física necessária para acolher as pessoas com deficiência.
Na informática, programas que provêm acessibilidade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem constituir leitores de ecrã para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.
No que se refere a internet termo acessibilidade refere-se também a recomendações do w3c, que visam permitir que todos possam ter acesso aos websites, independente de terem alguma deficiência ou não. As recomendações abordam desde o tipo de fonte a ser usado, bem como seu tamanho e cor, de acordo com as necessidades do usuário, até a recomendações relativas ao código ( html e css, por exemplo).

2 comentários:

  1. Olá,

    Gostaria de saber se teriam interesse de noticiar, em primeira mão , a invenção da lixeira acessível que atende as pessoas com ou sem deficiência física. Informo que o produto está em negociação com uma grande empresa do ramo e seu uso pode se tornar recomendação.

    Obrigado pela atenção.

    Aguardo.

    Renato Naranjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie para eliotu@estrelar13.com com todos os detalhes, incluindo várias fotos.

      Excluir

Postagens mais visitadas

Postagens populares